Mosquitos

Mosquitos

A presença de água é fundamental para a existência de mosquitos porque é o meio pelo qual ele se utiliza para completar o seu ciclo evolutivo. Outro fator decisivo é a temperatura, que ao redor de 25ºC, é o ideal para o desenvolvimento mais rápido, gerando maior número de descendentes.

Importância para a saúde

Pelo fato de as fêmeas se nutrirem de sangue, têm importância como vetores de doenças.

O mosquito Culexincomoda, irrita e faz com que noites mal dormidas interfiram na vida das pessoas. Até o momento, não apresenta importância como vetor no nosso meio. O Aedes, entretanto, apresenta importante papel como vetor dos vírus da Dengue e Febre Amarela. Ao picar uma pessoa doente, adquire o vírus, que se multiplica em seu organismo e depois transmite- o a outras pessoas através da picada.

Para controlar a população de mosquitos é necessário evitar os criadouros. Há medidas no âmbito do poder público e medidas referentes aos munícipes. Por conta do município fica a supervisão e tratamento de galerias de águas pluviais, redes de esgoto, valetas, obras em construção e cemitérios.

A participação dos munícipes consiste em:

  • Não deixar águas paradas expostas, limpas ou sujas, em quaisquer recipientes como: caixas d’água, latas, garrafas, jarros, copos, pneus, tambores, fossas, valetas, piscinas sem tratamento;
  • Não jogar materiais inservíveis em córregos, pois a água fica parada e pode servir de criadouro para mosquitos;
  • Colocar areia grossa nos pratos de vasos de plantas, evitando que esta se torne um criadouro;
  • Não colocar flores em vasos com água nos cemitérios; sugere-se colocar plantas direto na terra;
  • Vedar caixas d’água;
  • Não jogar materiais inservíveis em terrenos, pois podem acumular água da chuva e servir de criadouro.